O professor Armando Reis faleceu hoje (20/06/203), mas marcou época na educação Pernambucana. Primeiro, como Marista. Depois como fundador e diretor do Colégio Equipe, que educou gerações. Hoje, ao amanhecer, o professor Armando descansou, após enfrentar com bravura longa e dolorosa enfermidade.
PERNAMBUCANO HONORÁRIO
Armando Reis Vasconcelos nasceu na Cidade de São Luís, Estado do Maranhão, em 14 de abril de 1943. Filho de Alfredo Rodrigues Vasconcelos e de Maria Rita dos Reis Vasconcelos, chegou pela primeira vez a Cidade do Recife, no ano de 1957, com o objetivo de dar continuidade ao curso ginasial, iniciado no Colégio Maranhense de São Luís, sob a direção dos Irmãos Maristas. Assim sendo, no ano de 1962 concluiu os cursos ginasial e colegial no Colégio Conceição, localizado no bairro de Apipucos.
MARISTA
Em 1960, ingressou na Congregação Marista, onde permaneceu até meados de 1977. Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Ceará, agregada à universidade Federal do Ceará (1967); em 1975 concluiu o curso de teologia, em Madri- Espanha; Em 1978 concluiu o Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC e, diplomou-se em Estudos Franceses 1º, 2º e 3º graus concedidos pela Universidade de Nancy, na França, nos anos de 1995, 1996 e 1999, respectivamente.
FAMÍLIA
Casou-se com Ana Margarida Müller no ano de 1979 e dessa união nasceram seus dois filhos: Marcos Müller Vasconcelos e Henrique Müller Vasconcelos.
FORMAÇÃO
Professor Armando como é mais conhecido, sempre esteve ligado à educação: professor de Ciências e de Francês no Colégio Cearense (Fortaleza – Ceará), no período de 1963 a 1967;professor de Didática e Avaliação da Aprendizagem nas seguintes Universidades: PUC – RJ, em 1978; Santa Úrsula – RJ, de 1977 a 1979; em 1980, ingressou na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – através de concurso público – para lecionar a disciplina de Didática, assim permanecendo até 1991; vice-diretor do Colégio Marista de Salvador, na Bahia, em 1968; diretor do Colégio São Luís Recife- PE, de 1969 a 1974; diretor do Colégio Equipe Recife – PE, de 1980 até aproximadamente cinco anos atrás.
MARCO
Professor Armando, ao longo dos anos, em muito contribuiu para o desenvolvimento do ensino no Estado de Pernambuco. O Colégio Equipe, no qual foi diretor por quase 40 anos, figura entre as 20 melhores escolas do Brasil, ocupando o 19º lugar entre as escolas particulares e públicas, e o 1º lugar do Recife pelo terceiro ano consecutivo, conforme dados extraídos do site www.inep.gov.br.
TRABALHO SOCIAL
Preocupado com a questão social, o Colégio Equipe desenvolve na comunidade Mangueira da Torre, vizinha ao Colégio, um trabalho voluntário, juntamente com os alunos, oferecendo apoio pedagógico às crianças e aos adolescentes, da alfabetização à 8ª série. Oferece também, atividades recreativas às crianças de 6 a 8 anos: futebol para os meninos e aula de dança para as meninas. Os alunos do 3º ano, ajudam através de aulas de reforço, os jovens da comunidade que também se preparam para o vestibular.
Fonte: Jornal O Poder