22
- outubro
2014
Posted By : assessoria de comunicacao
Comentários desativados em SINEPE/PE realiza seu XII Seminário de Gestão Escolar
SINEPE/PE realiza seu XII Seminário de Gestão Escolar

Pelo 12º ano consecutivo, o SINEPE/PE realizou, no último dia 21 de outubro, o seu Seminário de Gestão Escolar. Cerca de 150 pessoas, entre diretores e coordenadores pedagógicos de estabelecimentos de ensino particulares, marcaram presença no auditório do Senac, no bairro de Santo Amaro, para conferir as palestras programadas para este ano.

Na primeira palestra, proferida pelo consultor Gustavo Moretto, o objetivo era falar as formas de criar equipes de alto desempenho dentro do ambiente escolar. Na opinião do convidado, é preciso profissionalizar a gestão das escolas nesse sentido, a fim de que os colaboradores alcancem as metas definidas pelos gestores e consigam resultados na educação.

“Temos encontrado muita dificuldade nesse sentido hoje em dia. Precisamos entender que a gestão das pessoas tem um link muito forte com os processos que essas mesmas pessoas executam, e isso significa buscar mais resultado e mais qualidade nesse sentido”, defende Gustavo Moretto.

Em seguida, ainda no período da manhã, o também consultor Renato Júdice abordou o tema “Competências e habilidades no currículo da educação básica”. Durante sua participação, ele defendeu a evolução de uma “Educação 2.0” para outra, a 3.0. Isso será possível mudando o modelo atual, centrado no professor, para outro mais atual, onde o aluno é o centro do ensino.

“A nossa estrutura muito expositiva e centrada no professor impede que , de fato, competências e habilidades sejam trabalhadas. A troca do modelo, ao colocar o aluno no centro do aprendizado, permitirá isso. Somente assim vamos conseguir desenvolver as competências que almejados”, explicou Renato à plateia.

Na última palestra do dia, o especialista em marketing educacional e em gestão educacional, André Pestana, discorreu sobre o tema “Uma empresa chamada escola”.

“Precisamos preparar as lideranças da escola e seus gestores para os novos ambientes, muito mais competitivos que os de antigamente. As decisões devem se ancorar em bases científicas, e não mais no empirismo. Isso significa usar a ciência da gestão a favor da educação, favorecendo, claro, os nossos alunos e a sua aprendizagem”, detalhou Pestana.

O XII Seminário SINEPE/PE teve patrocínio da Activesoft, Mapfre Seguros e Sistema Uno de Ensino.