13
- abril
2016
Posted By : assessoria de comunicacao
Comentários desativados em GEduc 2016 proporciona momentos únicos de inspiração e atualização
GEduc 2016 proporciona momentos únicos de inspiração e atualização

Três dias de evento, 500 gestores, 75 palestrantes, 11 sessões, 40 patrocinadores e expositores. Se for para resumir matematicamente, falar do GEduc 2016 é muito simples. Mas, e sobre a intensidade dos aplausos, o fortalecimento das redes de contatos, a aquisição de conhecimentos, o embasamento para tirar “aquele projeto” do papel?
Realizada de 30 de março a 01 de abril de 2016, a 14ª edição do congresso de gestão educacional tido como o mais importante para o segmento, no Brasil, foi espetacularmente única!

OS GRANDES DESTAQUES
Aplaudido em pé: foi assim que o Maestro João Carlos Martins entrou e, ao final de sua apresentação, saiu do GEduc. Além das palavras e da demonstração de seu inigualável dom musical, este grande nome da música brasileira proporcionou a todos os presentes uma lição de vida e deixou um legado alinhado ao mote do evento: superar desafios é algo totalmente possível quando há perseverança.
O Maestro estava dando início a um congresso que inovou e a uma manhã (a do dia 30 de março de 2016) muitíssimo especial.

Na sequencia, veio o Rodrigo Galindo com dados pragmáticos que levaram o curso pré-vestibular dos anos 60 a se tornar a maior empresa de educação do mundo, em 2013. O CEO da Kroton apresentou ferramentas estratégicas que auxiliam a gestão da instituição.

Fechando esta primeira etapa, o filósofo educador Mario Sergio Cortella nos lembrou de que é preciso coragem para enfrentarmos a crise econômica pela qual o país passa e que o medo é necessário para estarmos em estado de alerta, diferentemente do pânico, que nos paralisa, nos torna incapazes de agir. “Não existe gente com sorte, existem pessoas com coragem. A sorte segue a coragem”, afirmou.

No segundo dia do evento a principal evidência ficou por conta do I Fórum de Líderes Educacionais. A novidade da programação fez o auditório ficar lotado para ouvir as reflexões de um dos principais “gurus” da educação corporativa, Eugenio Mussak, seguido de uma palestra inspiradora com a Priscila Cruz, Presidente do Todos Pela Educação, e de um debate riquíssimo com os “jovens transformadores” Gustavo Fuga (4YOU2), Pedro Jarcovis (AIESEC/USP) e Tonia Casarin (Fundação Lemann).

A edição de 2016 do GEduc foi fechada com atividades já consagradas: os painéis do V Fórum de Inovação Acadêmica e as apresentações da XII Jornada de Marketing Educacional deixaram, como “tarefas de casa”, provocações audaciosas aos conferencistas.

SESSÕES “ESPECIAIS”
Em um congresso dessa magnitude, não podemos nos esquecer da relevância das reuniões mais intimistas.
O I Executive Exchange e o IV Colóquio de Práticas Bem Sucedidas em Gestão foram atividades limitadas a pouquíssimos congressistas e que contaram com altos níveis de satisfação, resultando em depoimentos, tais como “Superou minhas expectativas!”, “Maravilhoso!” e “Foi muito esclarecedor e muito útil!”.

Sessões de porte menor propiciam aos participantes uma maior interatividade e aprofundamento às temáticas. Vale a pena conhecer na próxima edição!

PREMIAÇÕES VALORIZARAM A GESTÃO EDUCACIONAL

Seguindo a tradição, os vencedores do PNGE 2016 – Prêmio Nacional de Gestão Educacional & Prêmio Gestor Educacional do Ano – foram celebrados em uma cerimônia na tarde do primeiro dia do GEduc e expuseram seus trabalhos na Sessão Pôster, além de compartilharem informações mais detalhadas no decorrer do IV Colóquio de Práticas Bem Sucedidas em Gestão.

Para o Prêmio Gestor Educacional do Ano, no segmento do Ensino Básico, o vencedor foi o Diretor do Colégio Sagrado Coração de Maria, Prof. Amaro Luiz Santana de França. Representando a Educação Superior, o vencedor foi o Prof. André Lemos Araújo, Diretor dos Pilares Estratégicos da Universidade Potiguar.

Cabe ressaltar que tanto o gestor como as instituições vencedoras têm toda a sua documentação criteriosamente analisada pela Comissão Avaliadora da premiação, composta por alguns presidentes das entidades de classe que realizam o PNGE junto à HUMUS (ABMES, FENEP, ANACEU, ANEC, ABRAFI e CONFENEN), bem como especialistas do segmento. Para conhecer os membros da Comissão Avaliadora e mais detalhes sobre os trabalhos vencedores, acesse: http://www.humus.com.br/pnge/comissao.htm

EDIÇÃO DE 2017
A HUMUS desde já convida os gestores educacionais de todo o Brasil a inserirem em sua agenda a data da 15ª edição do GEduc: 29, 30 e 31 de março, em São Paulo/SP.