Uma das propostas da nova diretoria da CONFENEN, em novembro de 2021, foi a aprovação de reuniões itinerantes, para estreitar laços com os sindicatos e federações associadas à entidade. O SINEPE/PE apoiou, desde a primeira hora , essa ideia e se colocou à disposição para recepcionar a comitiva da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino. Esse momento histórico aconteceu nos dias 17 e 18 de maio e foi marcado por três encontros bem distintos, mas igualmente importantes para a escola privada de Pernambuco.
O primeiro aconteceu na tarde do dia 17 de maio (terça-feira), na sede do Sindicato, no bairro das Graças. A Diretoria da CONFENEN encontrou-se com membros do Conselho Diretor do SINEPE/PE, para ouvir dos gestores locais as suas principais demandas e como a entidade máxima de representação da escola particular pode atuar para encontrar soluções.
“Era um anseio da CONFENEN realizar, periodicamente, reuniões nas capitais onde estão nossos sindicatos e federações. E logo na primeira reunião de representantes da nova diretoria aprovamos a gestão itinerante. Nossa intenção é chegar mais próximo para ouvir as demandas e as preocupações desses sindicatos e federações”, explicou o novo presidente da Confederação, Prof. Paulino Pereira. E defendeu: “Nós nos comprometemos, em nosso discurso de posse, fazer uma gestão moderna e democrática. E não podemos praticar esse compromisso se não estivermos com esse foco”.
PORTO DIGITAL – Na manhã da quarta-feira, 18 de maio, o segundo momento da visita da CONFENEN foi o encontro com os gestores das escolas associadas ao SINEPE/PE, no auditório do Porto Digital, no Recife Antigo. O presidente da Confederação abriu os trabalhos do dia fazendo uma retrospectiva da CONFENEN e explicando como serão os próximos quatro anos de gestão da entidade, e reforçou o compromisso assumido no dia anterior, de chegar mais próximo para ouvir as demandas e as preocupações dos sindicatos e federações.
Após a abertura do encontro, o SINEPE prestou uma homenagem a um dos seus diretores, o prof. Armando Reis Vasconcelos, do Colégio Equipe. O educador encontra-se afastado das atividades do colégio e do Sindicato por motivos de saúde. Uma placa foi entregue ao seu filho, Henrique, que o representou na homenagem.
Em seguida, os participantes conferiram uma palestra do Prof. Luciano Meira, coordenador de Ciência e Inovação da JOY Education e Professor da UFPE. O tema foi a Importância da formação técnica e profissional na atualidade. Ele falou ainda como conceitos como trilha de aprendizagem, desafios práticos e avaliações contínuas devem passar a fazer parte do dia a dia das escolas.
“O tema da inovação é fundamental para os processos de aprendizagem. E conversar sobre inovação tecnológica e digital é fundamental para trazer a escola para um ecossistema de transformações a que todos os estão passando fora da escola”, explicou o prof. Luciano à plateia de diretores e gestores.
Já o presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Pierre Lucena, explicou aos convidados o que é, como funciona e qual a importância do Porto Digital e os trabalhos inovadores que estão em construção. Segundo ele, o parque tecnológico já abriga mais de 350 empresas dos mais diversos segmentos econômicos, vagas encontram-se abertas à espera de pessoal capacitado e a escola tem papel fundamental no fornecimento dessa mão de obra no futuro.
Encerrada a participação do presidente do Porto Digital, chegou o momento da segunda homenagem do dia. O prof. Ferreira de Castro recebeu placas de reconhecimento, tanto pela CONFENEN como pelo SINEPE/PE. Além de participar por mais de 30 anos da diretoria do Sindicato, ele também foi vice-presidente da nossa entidade máxima , e posteriormente ocupou a presidência em exercício da Confederação após o falecimento precoce do Prof. Roberto Dornas.
“Só tenho a agradecer a todos com quem caminhei. Foi muito bom e faria tudo novamente”, defendeu o homenageado, visivelmente emocionado.
Em seguida, o diretor adjunto da CONFENEN, João Cesarino, explicou aos participantes como andam e quais são os riscos do projeto de lei que tramita no congresso nacional que visa a limitar a quantidade de alunos em sala de aula na Educação Básica. E os trabalhos da manhã fecharam com a palestra do advogado Mauro Grimaldo, que comentou sobre a questão do HOMESCOOLING e sua tramitação no Congresso Nacional.
CONSELHO – No período da tarde, Sindicato e Confederação reuniram-se na sala do Conselho Administrativo do Porto Digital, também no Recife Antigo, para a terceira e última parte da agenda: a reunião do Conselho de Representantes da CONFENEN.
O 1º Vice-Presidente, Arnaldo Freire, e a Diretora-Secretária, Anna Gilda, comentaram sobre as possíveis mudanças para a Escola Particular da aprovação de um Sistema Nacional de Educação, previsto no Projeto de Lei Complementar n° 235/2019. Para eles, apesar dos defensores da mudança argumentarem que o texto não atingirá a escola particular, há detalhes que evidenciam não só o contrário, mas uma ingerência direta no ensino privado.
“O PLC deveria ser precedido de uma ampla consulta nacional, formulada através de uma conferência nacional e da qual participação dos representantes das entidades federadas, das redes de ensino e da sociedade civil organizada”, defendeu Anna Gilda. Para ela, “Naquilo que mais lhe interessa, há uma janela aberta para que o SNE interfira na iniciativa privada, da forma que melhor que aprouver”.
O presidente do SINEPE/PE, prof. José Ricardo Diniz, fez uma análise do Novo Ensino Médio e do Novo ENEM, e como essas alterações impactarão o dia a dia das escolas. Ele abordou a BNCC, a oferta de diferentes itinerários formativos, o incentivo à ampliação de matrículas em tempo integral, entre outros pontos, inclusive os problemáticos.
“Já estamos antevendo as dificuldades para o Enem 2022 com relação ao banco de itens, que já está bastante defasado”, prevê José Ricardo. Além disso, segundo ele, o Comitê de Governança do ENEM também padece de ajustes, pois há legitimidade e representatividade da CONFENEN para participar como representante maior da iniciativa privada nesse grupo de trabalho.
O encontro terminou com a análise do diretor adjunto da CONFENEN, João Cesarino, dos diversos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que envolvem a Educação e o segmento privado de ensino em todo o Brasil. Para ele, PLs como o 4731/2012 (que limita o número de alunos na sala de aula), 3179/2012 (defende o ensino domiciliar da Educação Básica), entre outros, precisam ser acompanhados muito de perto. Para isso, é necessário fazer um trabalho de conscientização dos parlamentares.
Ao final da reunião, o encontro foi muito bem avaliado pelo presidente do SINEPE/PE.
“Esses dois dias foram históricos e entrarão para os anais do nosso Sindicato. Desde a primeira reunião, no auditório do Sindicato, até o encontro da manhã, quando os diretores das nossas escolas encheram o auditório do Porto Digital e expuseram suas questões, passando, claro, pela nossa participação na reunião de Representantes da CONFENEN, foi tudo excelente”, comemorou José Ricardo. E finalizou: “Estamos muito satisfeitos pelo trabalho realizado e pelo Recife sediar esse momento novo. Parabéns a todos que fazem o SINEPE/PE, a CONFENEN e as escolas.
Confira, abaixo, uma galeria de fotos e dois vídeos com mais detalhes desses dois dias da visita da CONFENEN.