Ofício nº 04/2016 – Agradecimentos ao prof. Chico Soares (ex-presidente do INEP)
18
- março
2016
Posted By : assessoria de comunicacao
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Ofício nº 04/2016 – Agradecimentos ao prof. Chico Soares (ex-presidente do INEP)

Recife 07 de março de 2016

Ofício nº 04/2016

O SINEPE/PE expressa ao Professor José Francisco Soares profundos agradecimentos pelo excelente trabalho desenvolvido à frente do Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período 2014-2016. Reconhecemos que sua gestão fez a diferença no cumprimento de suas atribuições, especificamente no aprimoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A adoção de novos indicadores na comunicação dos resultados contribuiu para correção de distorções conflitantes com os próprios objetivos do referido exame.

Fica, então, aqui registrado nosso reconhecimento e, mais que isso, nossa certeza de que V.Sa. continuará, de onde estiver, contribuindo para a melhoria contínua dos indicadores da educação nacional.

Atenciosamente,

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINEPE – PE
José Ricardo Diniz, José Gomes Santiago, Armando Reis Vasconcelos, José Ferreira de Castro, Arnaldo Mendonça, Teresinha Cysneiros, Francisco Ferreira e Reginaldo Fonteles.

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Resposta do prof. Chico Soares ao ofício de agradecimento do SINEPE-PE:

Prof José Ricardo

Escrevo para agradecer sua mensagem de solidariedade neste momento tenso de saída da presidência do INEP. O motivo real de minha saída, como declarei em várias ocasiões, é pessoal. Tanto tempo – dois anos – morando sozinho, longe de minha mulher de minha família acabou tornando-se sofrimento. Era hora de voltar. Saio feliz por ter tido a confiança, que agradeço, de quatro ministros: Paim, Cid, Janine e Mercadante.

Saio feliz também por ter tido a oportunidade de liderar alguns projetos relevantes para a avaliação educacional da educação básica. Nestes dois últimos anos, servidores do INEP divulgaram os resultados dos testes de forma mais contextualizada pedagogicamente. Novos indicadores de contexto escolar e de características dos docentes e das características sociodemográficas dos estudantes foram desenvolvidos e divulgados. Em particular, o desenvolvimento e a divulgação de um índice socioeconômico para todas as escolas de educação básica colocou a questão da desigualdade educacional no debate educacional brasileiro. Neste período o Inep caminhou na direção de maior transparência, por meio da divulgação dos microdados, da criação de portal de disponibilização de dados e de atendimento de demandas especificas de pesquisadores. Os pesquisadores do INEP desenvolveram ainda os indicadores e o documento de linha de base para acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação, trabalho que colocou o Inep na liderança das iniciativas de monitoramento desta importante lei.

Além disso, tenho a satisfação de registrar que os grandes exames de responsabilidade do INEP, ENEM e ENADE transcorreram sem maiores intercorrências. Este fato mostra que a tecnologia de supervisão da aplicação de testes que servidores do INEP desenvolveram está madura e é eficiente.

Por outro lado, o exercício da presidência obriga o enfrentamento de interesses variados o que traz desgastes inevitáveis. Em cada um destes momentos, combati o bom combate. Defendi a função pública do INEP, como órgão necessário para a garantia, para todos, de uma educação pública inclusiva, equitativa e que garanta os aprendizados relevantes para a vida, em nível adequado.

Prof. Chico soares